Histórias em espanhol, polaco e português

Visita dos alunos da U.M.( Universidade do Minho)

A U.M. solicitou a nossa colaboração no trabalho ”Pelo Conto é que Vamos”,  a realizar por alunos do 1º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da unidade curricular da expressão dramática. Como  este projecto se integrava na dinâmica da Semana da Leitura, a qual se tem prolongado sempre que alguém mostra vontade em participar, acedemos à experiência.
Foram contadas três histórias por alunos diferentes, tendo em conta a idade e as características das crianças. No entanto, estes contadores de histórias tinham uma característica distinta de todos os outros: falavam línguas estrangeiras. Duas histórias foram contadas por dois espanhóis. Outra foi contada por um português e por uma polaca, ou seja, a mesma história foi repetida em duas línguas diferentes. Ficámos surpresas, pois as histórias contadas em espanhol foram entendidas perfeitamente. A interpretação realizada após o conto confirmou que as crianças perceberam a mensagem. Estiveram muito motivadas e em silêncio absoluto, muito atentas ao desenrolar da ação. Os visitantes ficaram agradados com as crianças e admirados com a facilidade com que entenderam as histórias, assim como alguns pais que também assistiram à actividade.
Foi uma experiência muito engraçada e que agradou imenso às crianças e a nós educadoras. Foi, sem dúvida, enriquecedora.

Os 4 alunos da U.M.

O português

A polaca

O espanhol
Outra espanhola

Aqui fica o registo fotográfico.

Sem comentários: