Ó LINDO OUTONO!

Trabalho coletivo.
Foi assim que chamamos ao nosso placar do Outono.
Enquanto que as novas crianças, exploravam a sala e desfrutavam das suas áreas, as mais velhas tinham outras motivações e começaram a falar do Outono.
Com a história do «Pedro numa aventura no Outono» partiram também à descoberta do Outono e suas características. Aprenderam que as andorinhas imigram, certos animais hibernam, as folhas caem, fazem-se as vindimas e o chão fica colorido. Conheceram os frutos de outono, e aqui a articulação família/jardim foi uma mais valia. As crianças trouxeram de casa vários frutos característicos de outono e exploraram-nos na sala de atividades.

Arranjo de outono com frutos que trouxeram de casa
Com este tema trabalhamos várias áreas: Expressão motora, plástica, musical, dramática. Linguagem oral e abordagem à escrita, conhecimento do mundo e domínio da matemática.

Expressão Musical - Cantamos várias vezes esta canção:

Lá vai uma lá vão duas
Três folhinhas a voar
É o Outono, é o Outono
Que com ele as quer levar

No Outono vem o frio
E com ele os casaquinhos
Os meninos cá na escola
Andam todos bem quentinhos.

Expressão plástica - recorte e colagem de um marmelo
Recorte e colagem de folhas para a decoração do placar .
Domínio da matemática - Aprendemos a ordenar seriar,
agrupar , contar e a fazer conjuntos.
Expressão plástica - decalque de folhas.recolhidas na natureza.
Expressão plástica - carimbagem de dedo da árvore para
decoração do placar . (trabalho de grupo)
Abordagem à leitura e à escrita  - Montagem da palavra outono
com as letras que pintamos e picotamos
Expressão plástica - colagem de materiais recolhidos
numa visita de observação à natureza..
Visualização de uma história  sobre o Outono
Matemática e leitura de imagens - Puzzle do Outono.
Expressão motora  - Os esquilos refugiam-se na suas casinhas
porque chegou o frio, depois de terem recolhido muita comida.


Sem comentários: