Fazendo face à necessidade de assegurar, na educação
pré-escolar, o acompanhamento das crianças antes e depois do período de
atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva surgem as
Atividades de Animação e de Apoio à Família.
Compreende todos os períodos para além das 5 horas
educativas diárias, asseguradas pelas educadoras de infância.
Esta componente, compreende o serviço de refeições, e as atividades desenvolvidas no período de
acolhimento e no de prolongamento de horário.
Assegura também a ocupação das crianças nos períodos de interrupções letivas com diversas atividades.
Assegura também a ocupação das crianças nos períodos de interrupções letivas com diversas atividades.
Divide-se em três períodos:
Manhã - Acolhimento: entre as 7h30-9h00; Almoço : 12h00h-13h30 e Tarde -
Prolongamento de horário entre as 15h30 e as 18h30.
As atividades desta componente são planeadas, supervisionadas e avaliadas pelas educadoras de Infância ao serviço deste jardim, em articulação com a associação de pais.
Pretende-se que as atividades sejam atrativas e de agrado de todas as crianças.
Proporcionar momentos de prazer e ludicidade são os principais objetivos destas atividades.
Proporcionar momentos de prazer e ludicidade são os principais objetivos destas atividades.
Atividades semanais:
Natação |
Hip-Hop |
Brincadeiras livres no Parque Infantil sempre que o tempo permite. |
As crianças mostram interesse e satisfação na
realização de todas as atividades desenvolvidas nesta valência,
Este ano letivo, por solicitação dos pais, foi introduzida uma atividade nova
em relação ao ano passado - Natação- Esta atividade tem lugar todas as sextas
feiras das 15.45h às 17h. e tem sido de agrado das crianças.
A atividade Hip- Hop é uma continuidade de outros anos. Devido à maior
afluência de crianças a esta componente, foram divididas em dois grupos. O
grupo dos que já frequentavam o ano passado e o grupo das crianças que está a frequentar
pela primeira vez. Um grupo tem à terça, outro à quinta.
Os recursos humanos ao serviço desta componente têm uma ótima relação afetiva com as crianças proporcionando um ambiente agradável, acolhedor, participativo
e envolvente entre todos os intervenientes.
Os recursos materiais têm sido
adequados às atividades e de qualidade.
A boa articulação entre a componente letiva e não letiva tem sido uma constante, o que tem sido uma mais valia para o desenvolvimento e bem estar das crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário