ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA - TEMPO DE LAZER


Fazendo face à necessidade de assegurar, na educação pré-escolar, o acompanhamento das crianças antes e depois do período de atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva surgem as Atividades de Animação e de Apoio à Família.

Compreende todos os períodos para além das 5 horas educativas diárias, asseguradas pelas educadoras de infância.

Esta componente, compreende o serviço de refeições, e as atividades desenvolvidas no período de acolhimento e no de prolongamento de horário.

Assegura também a ocupação das crianças nos períodos de interrupções letivas com diversas atividades. 

Divide-se em três períodos:
Manhã - Acolhimento: entre as 7h30-9h00;   Almoço : 12h00h-13h30 e  Tarde -  Prolongamento de horário entre as  15h30 e as 18h30.

As atividades desta componente são planeadas, supervisionadas e avaliadas pelas educadoras de Infância ao serviço deste jardim,  em articulação com a associação de pais.

Pretende-se que as atividades sejam atrativas e  de agrado de todas as crianças.
Proporcionar momentos de prazer e ludicidade são  os principais objetivos destas atividades.


Atividades semanais:
                                                              
Natação



Hip-Hop




Brincadeiras livres no Parque Infantil
sempre que o tempo permite.


As crianças mostram interesse e satisfação na realização de todas as atividades  desenvolvidas nesta valência,

Este ano letivo, por solicitação dos pais, foi introduzida uma atividade nova em relação ao ano passado - Natação- Esta atividade tem lugar todas as sextas feiras das 15.45h  às 17h. e tem sido de agrado das crianças.

A atividade Hip- Hop é uma continuidade de outros anos. Devido à maior afluência de crianças a esta componente, foram divididas em dois grupos. O grupo dos que já frequentavam o ano passado e o grupo das crianças que está a frequentar pela primeira vez. Um grupo tem à terça,  outro à quinta. 

Os recursos humanos ao serviço desta componente têm uma ótima relação afetiva com as crianças proporcionando um  ambiente agradável, acolhedor, participativo e envolvente entre todos os intervenientes.

 Os recursos materiais têm sido adequados às atividades e de qualidade.

A boa articulação entre a componente letiva e não letiva tem sido uma constante,  o que tem sido uma mais valia para o desenvolvimento e bem estar das crianças.


Sem comentários: