PROJETO PASSEZINHO 2016 2017

No âmbito do Projeto "Passezinho", desenvolvemos ao longo do ano letivo, atividades lúdicas, contribuindo para um ambiente promotor de saúde alimentar, mental, física e oral.

Na Área saúde Alimentar, foram implementadas diversas atividades de sensibilização para a comunidade escolar, promovendo a alimentação saudável nomeadamente:

1. Conversas na roda de acolhimento sensibilizando sobre a importância de ter uma alimentação saudável,com diálogos em grande grupo. (Ex: O que comemos hoje ao pequeno almoço);
2. Realização de uma ementa saudável com as crianças;
3. Realização do comboio dos alimentos saudáveis e não saudáveis, com pesquisa e recorte em revistas ;
4. Exploração da história “ A sopa verde”; "O coelhinho branco,  a cabra cabrês"; e " A lagarta comilona";
5. A comemoração do dia Mundial da alimentação;
6. Articulação com as famílias das crianças, na recolha de hortaliças para fazer uma sopa no dia da alimentação;
7. No dia da mãe também foi abordado o tema” A Alimentação saudável numa atividade conjunta com as crianças;
8. Na Festa final de ano, com o poema e a canção " Os bons alimentos" deixando uma sensibilização ao público " COMA BEM, VIVA MELHOR!



Comboio dos alimentos saudáveis e não saudáveis.


Realização de uma ementa saudável.



Aprendizagem e registo do poema "Os bons alimentos".




Gostamos muito de ouvir esta história. Fala-nos de um porquinho que não gostava de sopa. Experimentou várias sopas que achava que iria gostar: De morango, de laranja de chocolate...não gostou de nenhuma  até provar a sopa verde de legumes que adorou.
Identificamos e agrupamos os legumes que trouxemos de casa 
 para a «Sopa verde».
Observação e participação em todo o processo.



Degustação da sopa.

Temos umas ementas saudáveis.


Dia da Mãe.
"A minha mãe é protetora porque me dá comida saudável."


" No dia da mãe uma cenoura vou plantar
A mãe vai estar cá para me ajudar,
Ela é uma mãe protetora e muito responsável

Nas refeições, dá-me sempre comida saudável".
A mãe ajudou a plantar a cenoura na nossa horta pedagógica.



Aprendemos como nascem as cenouras e as batatas.




Na festa final de ano apresentamos o poema e canção dos alimentos.
deixando a sensibilização  " COMA BEMVIVA MELHOR !

Fez-se a elaboração e supervisão das ementas , em articulação com a associação de pais e Câmara municipal, sempre com o objetivo que estas proporcionassem uma alimentação diversificada e saudável. 

Na Área da Saúde Mental foi realizado um trabalho sistemático a nível do desenvolvimento pessoal e social com atividades que promoveram a  alegria, boa disposição, a auto estima, a amizade, os afetos, partilha e respeito entre todos ex. de atividades: A exploração da História “ O Coelhinho que queria ser rei”, partilhada numa atividade de articulação com a turma B e a  EB da Devesinha. Por escolha e decisão da turma, foi também apresentada na festa de final de ano.

 “A mãe ursa não tem medo de nada” ; “ O feitiço das Birras", entre outras.

"O Coelhinho que queria ser Rei"
Uma história que nos fala do valor da amizade.


Registo e exposição da história do coelhinho.
Durante os meses de fevereiro e março,  trabalhamos os «Afetos». Falamos dos nossos amigos e  da importância da amizade. Falamos também da nossa família e do amor que sentimos por ela. 
Trocamos mensagens de carinho com os nossos amigos. Registamos estas mensagens através do desenho e oferecemos ao nosso melhor amigo(a).
Pronunciamos individualmente uma palavra mágica,  do que significava para nós, a amizade. Palavras como: carinho, beijinho, abraço, miminho, respeito, partilha, companhia,  flores, prendas, surpresas foram as mais pronunciadas.

Definimos também a palavra amor (5 anos) e concorremos às " Curtas poéticas". Duas das nossas frases foram selecionadas para constar no livro. " Curtas poéticas".


AMOR É :
"Amor é ajudar as pessoas quando estão velhinhas!"
                 "Amor é trabalhar para comprar brinquedos e comida para os filhos!"

"Amor é ajudar os velhinhos a atravessar a rua
 e dar-lhes uma cadeira para se sentarem".


"Amor é partilhar os brinquedos com os amigos!"
Troca de afetos - Visita ao lar

«Amor é cuidar das pessoas quando estão velhinhas»  
(Ana Costa
).
Partilha de histórias com os amigos.


Troca de afetos entre amigos.

A nível da atividade física
, de forma a orientar as crianças em relação à importância de praticar desporto regularmente, como um estilo de vida saudável.


1. Foi promovida, com atividades de expressão motora semanalmente, ( no exterior sempre que o tempo permitia);
2. Saídas ao exterior e contacto com a natureza.
3. Jogos de movimento com regularidade.
4. Natação e hip hop, semanalmente no período das atividades de animação e apoio à família.

Expressão motora semanalmente.




Natação.


Hip-Hop

Saídas ao exterior.

Na Área da Saúde Oral - Foi realizada uma sensibilização ao longo do ano para efetuar a  escovagem diariamente em casa, de manhã e à noite, através de um registo mensal, que foi avaliado mensalmente no jardim de Infância.




“Grande parte das coisas que preciso de saber sobre a vida, sobre o que fazer e como ser, aprendi no Jardim de Infância.”  

                         Robert Fulghum


Margarida Neto
J.I. Campo da Vinha, Turma A.










Sem comentários: