Mais um ano letivo iniciou. Depois da receção aos novos amigos, ajudamos na sua integração. Apresentamos-lhes o pessoal docente e não docente, os vários espaços do Jardim de Infância e a sua dinâmica, a sala de atividades e as áreas que a constitui. Negociamos regras para o bom funcionamento da rotina diária, fizemos várias atividades de integração: Danças de roda, brincadeiras ao ar livre, audição de várias histórias, teatro, lengas lengas, canções... Escolhemos também o padrinho ou a madrinha com o mesmo objetivo.
Identificamos e carimbamos as mãos dos amiguinhos da turma e afixamos na porta da entrada da sala. |
Apresentamos todas as áreas da sala e ajudamos as crianças mais novas na sua exploração. Área da pintura. |
Área das tecnologias e ciências. |
Expressão plástica. |
Biblioteca. |
Área da casinha. |
Área dos jogos de chão |
Jogos de mesa |
Articulação com a família. Os nossos pais usaram a imaginação e criatividade e transformaram um pacote de leite, num lindo porta lápis para a expressão plástica. |
As crianças mais velhas quiseram surpreender as mais novas com a história do «coelhinho branco e a cabra cabrês». |
Cada criança escolheu a personagem que queria representar e desenhou-a. |
Depois de pesquisar na Internet máscaras dos animais escolhidos, imprimiram e coloriram-as, para fazer os fantoches. |
De seguida, apresentaram a história ao grande grupo, que pediu mais e mais... |
Cantamos no fim esta canção:
Coelho, coelhinho,
Que estas aí...
Sai da tua toca e vem pr´aqui...
Não quero, não quero
Não quero ir...
Prefiro ficar aqui a dormir
Eu vou para o campo e tu vais comigo,
Dá-me a tua mão serás meu amigo(a)...
A mesma história serviu de tema para a expressão motora. Organizamos jogos com tocas de coelhinhos e corridas para fugir da cabra cabrês.... |
Continuamos na sala com exercícios de relaxamento ao som de música calma. Adoramos. |
E o projeto «O COELHINHO BRANCO E A CABRA CABRÊS» CONTINUA......
Sem comentários:
Enviar um comentário