Um miminho na receção para todas as crianças.Um bombom flor com a mensagem " Cuide de mim diariamente para crescer lindo(a) e sorridente como esta flor" |
Mais um ano letivo iniciou. Este ano somos 50 crianças no Jardim de Infância. A nossa turma, integra 25 crianças, 4 delas a frequentar pela primeira vez. Onze crianças de 5 anos, onze de 4 e 3 de 3 anos. Treze meninas e doze meninos.
Somos crianças, alegres, curiosas, observadoras com muita vontade de aprender coisas novas e fazer novos amigos.
Depois da receção aos novos amigos, ajudamos-los na sua melhor integração. Apresentamos-lhes os vários espaços do Jardim de Infância e a sua dinâmica. Organizamos o ambiente educativo e negociamos as regras para o bom funcionamento da rotina diária.
|
"A organização do
ambiente educativo, enquanto suporte do desenvolvimento curricular, é planeada
como um contexto culturalmente rico e estimulante. A apropriação desse ambiente
por parte das crianças contribui para o desenvolvimento da sua independência,
sendo que as oportunidades de participação nas decisões sobre essa organização
favorecem a sua autonomia". In Orientações Curriculares
Articulação com a família Na organização dos materiais, os nossos pais ajudaram-nos na decoração do nosso porta lápis.Reutilizaram um pacote de leite e transformaram-o num lindo porta lápis. |
Tutorias - De mão dadas com padrinhos e afilhados.
Carimbamos a nossa mão com a cor da nossa idade ( azul,verde e amarelo para os 5 anos, 4 e 3 anos respetivamente) e colamos ao lado da mão dos nossos padrinhos.
Organizamos e exploramos as várias áreas na sala. Ajudamos os afilhados na sua integração. ( "Oh Professora ! Ensinei o meu afilhado a fazer uma casinha nos jogos !") |
Área da casinha Padrinhos e afilhados. |
|
Artes Visuais Exploramos as várias formas e texturas das folhas de Outono. |
Cores de Outono Descobrimos a cor laranja e o castanho com a mistura de outras cores primárias. Carimbamos a nossa mão para fazer as folhas das árvores para o painel do Outono. |
O OUTONO VISTO PELAS CRIANÇAS
Depois de ouvirem várias histórias e canções alusivas ao tema, as crianças definiram assim o Outono.
No outono
colhem -se os figos;
Solta-se a folhinha;
Colhem-se as
uvas;
Colhe-se o milho;
As andorinhas partem para sul;
Aparece o vento;
Caem muitas folhas;
Colhe-se na vinha;
Colhem -se os figos;
Colhem-se as
abóboras;
Fazem-se as vindimas;
Comem-se
castanhas;
Os animais vão apanhar comida para o Inverno;
Caem os ouriços;
Arrefece o tempo;
Cai uma chuvinha;
Cai uma chuvinha;
Os animais escondem-se nas tocas;
Fazem-se os magustos.
Painel da entrada do Jardim. (Painel coletivo) |
No dia do animal falamos sobre os vários tipos de animais e os cuidados que devemos ter com eles. Os mais velhos definiram como é ser amigo dos animais e ilustraram. |
Um bom ano letivo para todos!
Terminamos como começamos com a mensagem " Cuide de mim diariamente para que possa crescer lindo(a) e sorridente como esta flor"
Sem comentários:
Enviar um comentário