EULALITOS 2018 2019


Um miminho na receção para todas as crianças.Um bombom flor com a mensagem
" Cuide de mim diariamente para crescer lindo(a) e sorridente como esta flor"

Mais um ano letivo iniciou. Este ano somos 50 crianças no Jardim de Infância. A  nossa turma,  integra 25 crianças, 4 delas a frequentar pela primeira vez. Onze crianças de 5 anos, onze de 4 e 3 de 3 anos. Treze meninas e doze meninos. 
Somos crianças, alegres, curiosas, observadoras com muita vontade de aprender coisas novas e fazer novos amigos.

Depois da receção aos novos amigos, ajudamos-los na sua melhor integração. Apresentamos-lhes os vários espaços do Jardim de Infância e a sua dinâmica. Organizamos o ambiente educativo e negociamos as regras para o bom funcionamento da rotina diária. 


Organizamos o nosso grupo, na roda do acolhimento por género alternadamente,(menino, menina). Depois registamos essa roda duma forma original. Utilizamos um arco e colamos a nossa foto no respetivo lugar. Dialogamos sobre a importância desta roda de acolhimento e afixamos o resultado.

"Na educação pré-escolar, o grupo proporciona o contexto imediato de interação social e de socialização através da relação entre crianças, crianças e adultos e entre adultos. Esta dimensão relacional constitui a base do processo educativo". In Orientações Curriculares



 "A organização do ambiente educativo, enquanto suporte do desenvolvimento curricular, é planeada como um contexto culturalmente rico e estimulante. A apropriação desse ambien­te por parte das crianças contribui para o desenvolvimento da sua independência, sendo que as oportunidades de participação nas decisões sobre essa organização favorecem a sua au­tonomia". In Orientações Curriculares

Articulação com a família

Na organização dos materiais, os nossos pais ajudaram-nos na decoração  do nosso porta lápis.Reutilizaram um pacote de leite e transformaram-o num lindo porta lápis.




TutoriasDe mão dadas com  padrinhos e afilhados.
Carimbamos a nossa mão com a cor da nossa idade ( azul,verde e amarelo para os 5 anos, 4 e 3 anos respetivamente) e colamos ao lado da mão dos nossos padrinhos.

Organizamos e exploramos as várias áreas na sala.
 Ajudamos os afilhados na sua integração.

( "Oh Professora ! Ensinei o meu afilhado a fazer uma casinha nos jogos !")


Área da casinha
Padrinhos e afilhados.


Fomos à descoberta do Outono na Natureza

 Conhecemos as características desta estação do ano, identificamos e nomeamos elementos da Natureza, conhecemos frutos da época , exploramos os diferentes sentidos e brincamos muito no campo.









Conhecemos os frutos do Outono através dos órgãos dos sentidos.Alguns deles provamos e tateamos pela primeira vez como o maracujá e o figo.




Artes Visuais
Exploramos as várias formas e texturas das folhas de Outono.



Cores de Outono

Descobrimos a cor laranja e o castanho com a mistura de outras cores primárias.
Carimbamos a nossa mão para fazer as folhas das árvores para o painel do Outono.

O OUTONO VISTO PELAS CRIANÇAS

Depois de ouvirem várias histórias e canções alusivas ao tema, as crianças definiram assim o Outono.

No outono colhem -se os figos;
Solta-se a folhinha;
Colhem-se as uvas;
Colhe-se o milho;
As andorinhas partem para sul;
Aparece o vento;
Caem muitas folhas;
Colhe-se na vinha;
Colhem -se os figos;
Colhem-se as abóboras;
Fazem-se as vindimas;
Comem-se castanhas;
Os animais vão apanhar comida para o Inverno;
Caem os ouriços;
Arrefece o tempo;
Cai uma chuvinha;
Os animais escondem-se nas tocas;
Fazem-se os magustos.



Painel da entrada do Jardim. (Painel coletivo)

No dia do animal falamos sobre os vários tipos de animais e os cuidados que devemos ter com eles. Os mais velhos definiram como é ser amigo dos animais e ilustraram.

Um bom ano letivo para todos!


Terminamos como começamos com a mensagem " Cuide de mim diariamente para que possa crescer lindo(a) e sorridente como esta flor"

Margarida Neto












Sem comentários: