ANO LETVO 2014 2015 / OUTONO


Olá !
Cá  estamos  de novo,  com novidades para vos contar..
Este ano somos 49 crianças  a frequentar os Jardim de infância Campo da Vinha, 24 na turma A, e 25 na turma B.
A receção foi calorosa. Ajudamos os amiguinhos novos a fazer uma boa adaptação ao novo meio familiar.
Na fase de integração aprendemos a conviver uns com os outros, interiorizando progressivamente as regras para um bom funcionamento da rotina diária do jardim de infância.

Os nossos pais foram convidados a conhecer o espaço
 e a dinâmica do jardim de infância. 


«O Pedro numa aventura no Outono»
Foi este o titulo da história que nos levou  a descobrir com o Pedro, o    Outono e suas características.
Com este tema trabalhamos todas as áreas: Expressão e comunicação, conhecimento do mundo e desenvolvimento pessoal e social.

Expressão oral

«Quando chega o Outono
Caem castanhas no chão
Umas vão dentro do bolso
As outras levo na mão

Eu gosto de apanhar folhas
Ouvir o vento a soprar
Correr pela estrada fora
Como se fosse a voar»

(Aprendemos e recitamos várias vezes
 este poema individualmente e em grupo.)


Conhecimento do Mundo
 Visita ao meio para observar
a natureza e recolher frutos de Outono.


Da recolha feita decoramos
 uma linda cesta de Outono.
Expressão plástica
Decoração de um painel de Outono com
 a  carimbagem das nossas mãos.
( trabalho de grupo)


Gostamos muito da experiência. Turma A


O painel  ficou exposto na entrada do jardim.
Expressão plástica
 Carimbagem de rolha de cortiça para fazer
um cacho de uvas.
 Colagem de grãos de milho
 para decorar a espiga.


Expressão musical

Oh Lindo Outono! O que é que nos das?
Oh Lindo Outono!O que é que nos das?
Uvas  e castanhas oh trim tim tim.. 
E belas  manhãs...

Contigo Outono,  vem o S. Martinho
Contigo Outono vem o S. Martinho
Vem as desfolhadas..Oh trim tim tim..
E prova-se o vinho.

( Música ..Oh malhão, malhão)



«A GALINHA RUIVA»
Ainda dentro do tema Outono, exploramos a história da «Galinha Ruiva».
Com ela aprendemos que devemos partilhar e ser solidários com os nossos amigos. Aprendemos também,  que devemos ser responsáveis e trabalhadores para atingir os nossos objetivos. (Desenvolvimento pessoal e social)


Domínio da matemática
Aprender a fazer sequências e a contar.
( sequência da história)

Ordenamos as imagens e numeramos.




Articulação com a família
Levantamento junto dos pais de receitas
 para o bolo da  galinha ruiva.
Confeção do bolo.
Todos participamos.
Sumo de laranja para o bolo.
Ficou um bolo de laranja muito saboroso.
 Partilhamos com os colegas da outra sala.
A preparar os fantoches para o teatro.
Expressão dramática. Teatro de fantoches
.
Contamos e recontamos várias vezes esta história, 
através de teatro de fantoches na sala de atividades.
No dia mundial da alimentação,   apresentamos a mesma
  aos amiguinhos da turma B.
Expressão musical
 Por fim, cantamos todos
 esta canção que resume a história

Canção «A galinha Ruiva»

Sou uma galinha ruiva
Gosto muito de cantar
Sou bonita e engraçada
passo o dia a trabalhar

Dlim, Dlim Dlim Dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu,
quem não foi preguiçoso.

Sozinha fiz um bolo
Sem ninguém para me ajudar
Tenho amigos preguiçosos
Não gostam de trabalhar.

Dlim, Dlim Dlim Dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu,
quem não foi preguiçoso.

Já me davam pelo bolo
Muito mimo e muito colo
Com isso não me contento
Chohh , malandros lá pra dentro.

Dlim, Dlim Dlim Dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu,
quem não foi preguiçoso.


Aqui fica esta lição
aos que me estão a escutar
Para comer o que é bom
É preciso trabalhar

Dlim, Dlim Dlim Dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu,
quem não foi preguiçoso.

Canção adaptada da original «Galinha pintada»
por  Margarida Neto 


Sem comentários: