DIA DA MÃE(Alguém muito especial)

No Acolhimento surge a questão:

Que prenda vamos dar à Mãe no seu dia?

Sugestões não faltaram: um avental, um bolo, uma escova para a roupa igual ao pai, entre muitas outras… O Guilherme sugeriu bolachas. Fomos a votação (as sugestões são postas a votação e a que tiver mais votos vence): Educação para a cidadania. A sugestão das bolachas reuniu o consenso geral. Todos quiseram fazer bolachas para a mãe.

E assim se iniciou o projeto “A pastelaria dos Eulalitos”.

Pesquisamos receitas na net, trouxemos livros de receitas de casa, pedimos receitas de bolachas à cozinheira e por fim selecionamos uma simples.
Dividimos o grande grupo em pequenos grupos.
Organizamos um espaço dentro da sala de atividades para o efeito. A mesa para os utensílios e ingredientes. A mesa para trabalhar a massa e modelar as bolachas e, por fim, a mesa do forno. Aprendemos que para trabalhar com as nossas mãos elas têm que estar bem limpas. Fazer sempre uma boa higiene das mãos.
A receita foi lida pela professora e os ingredientes iam sendo colocados na batedeira com a nossa ajuda.
Os nossos colegas estavam também a trabalhar no projeto. Era preciso fazer a embalagem, decorar, fazer o saco para as bolachas, assim como personalizar o exemplar da receita que iria dentro da embalagem com as bolachas.
As bolachas foram sendo modeladas e cozidas ao longo de duas semanas. Depois de frias eram colocadas em sacos de plástico para não ficarem moles.
Fizemos conjuntos, contamos, sequenciamos e selecionamos as bolachas para colocar na embalagem.
E com um poema nos lábios, no Domingo, oferecemos este lindo presente à melhor mãe do mundo: a minha mãe.









Foi um projeto divertido, que abordou transversalmente todas as áreas e que ainda não terminou. Continuamos ainda com a “Pastelaria dos Eulalitos” aberta. O presente para a mãe já foi entregue, mas todas as semanas vão rodando os grupos pela pastelaria confecionando bolachas, que vão sendo colocadas acessíveis a todos os pais, um dia por semana.




Aqui fica a nossa receita. Experimentem e provem.

Pastelaria dos Eulalitos

Sem comentários: