Mais um ano letivo iniciou. Este ano somos 48 crianças no Jardim de Infância. A nossa turma, integra 23 crianças, 9 delas a frequentar pela primeira vez. Onze crianças de 5 anos, 3 de 4 e 9 de 3 anos de idade. Somos crianças, alegres, felizes, curiosas e observadoras. Gostamos muito de brincar.
Depois da receção calorosa aos novos amigos, ajudamos-los na sua melhor integração. Apresentamos-lhes os vários espaços do Jardim de Infância e a sua dinâmica. Organizamos o ambiente educativo e negociamos as regras para o bom funcionamento da rotina diária. Os padrinhos e madrinhas facilitaram esta adaptação, ajudando os seus afilhados a integrar-se melhor.
|
"O jogo simbólico, ou brincar ao “faz de conta”, é uma atividade espontânea
da criança, que se inicia muito cedo, e em que, através do seu corpo,
esta recria experiências da vida quotidiana, situações imaginárias e utiliza
livremente objetos, atribuindo-lhes múltiplos significados. O jogo simbólico
desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo, mas
também no desenvolvimento emocional, como meio de reequilibrar os
conflitos interiores da criança"
|
"A interação e o trabalho colaborativo no grupo, contribui para que as crianças aprendam umas com
as outras ao confrontarem perspetivas, procedimentos e saberes".
Organização do grupo
"Trabalhar
em grupos constituídos por crianças com diversas idades ou em momentos
diferentes de desenvolvimento permite que as ideias de uns influenciem
as dos outros. Este processo contribui para a aprendizagem de todos.."
|
"As crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais que lhes são disponibilizados para desenhar ou pintar, cabendo ao/a educador/a alargar as suas experiências, de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação"
In Orientações Curriculares
|
"A Educação Motora, no jardim de infância, proporciona experiências
e oportunidades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende: a
conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem favorável de
si mesma; a participar em formas de cooperação e competição saudável;
a seguir regras para agir em conjunto; a organizar-se para atingir um fim
comum, percebendo que pode ganhar ou perder, aceitando e ultrapassando
os insucessos."
A audição e narração de histórias é uma prática diária. Muitas vezes ouvimos histórias em voz baixa com suporte de musica calma. Os momentos de leitura de histórias são sempre aprazíveis para a turma.
|
Organização do ambiente educativo
Reutilização de latas para fazer os porta lápis individuais. |
" A utilização de material reciclado (caixas de diferentes tamanhos, interior de embalagens, bocados de tecidos, pedaços de
madeira, fios etc.), bem como material natural (pedras, folhas sementes,
paus) podem proporcionar inúmeras aprendizagens e incentivar a
criatividade, contribuindo ainda para a consciência ecológica e facilitando a
colaboração com os pais e a comunidade."
ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE EDUCATIVO
"O conhecimento do espaço e das suas possibilidades é uma condição
do desenvolvimento da independência e da autonomia da criança e do
grupo, o que implica que as crianças compreendam como está organizado
e pode ser utilizado, participando nessa organização e nas decisões sobre
as mudanças a realizar. " In Orientações Curriculares"
|
Domínio da Matemática
"O desenvolvimento de noções matemáticas inicia-se muito precocemente........ Sabe-se que os conceitos matemáticos adquiridos nos primeiros anos vão influenciar positivamente as aprendizagens posteriores e que é nestas idades que a
educação matemática pode ter o seu maior impacto "
|
|
Noção de número, quantidade, grandeza, cor, correspondência e associação.
Separar as idades por cores, inserir a sua foto na respetiva cor, identificar o conjunto maior, menor e médio. Registar o resultado no papel.
"Partindo do brincar e do jogo da criança, a ação do/a educador/a é essencial
para o desenvolvimento das aprendizagens matemáticas."
|
|
Consolidação e registo da atividade.(5 anos) |
|
Abordagem às
Ciências Experiência. Flutua ou não flutua. |
BEM -VINDOS
SEJAM FELIZES NO NOSSO JARDIM!
BOM ANO LETIVO PARA TODOS!
Margarida Neto
Sem comentários:
Enviar um comentário