Os registos da Visita de Estudo

Sea Life
Antecipadamente abordamos o tema da visita de Estudo.Fizemos pesquisa,vimos alguns vídeos acerca do Sealife. Escolhemos alguns peixes para pintar com criatividade. Também imaginamos como seriam os animais que iríamos ver no Sealife.
Depois de muito trabalho ficou este resultado muito lindo.
É a maneira como vemos o sealife.

O Salvamento da Coruja.

Na quinta feira, dia  11 de Junho, pela manhã,  estavam os meninos, no recreio, a jogar à caça, quando encontraram uma Coruja, escondida atrás da casinha de brincar. Estava cheia de medo, a tentar fugir dos meninos. Era uma coruja bebé, castanha, preta e branca com um bico pequeno, mas forte e uns grandes olhos amarelos e umas patas com grandes garras. Não sabia voar e estava a defender-se, a tentar picar com o seu bico os pés dos meninos. Os meninos foram a correr chamar os adultos que, com cuidado, pegaram nela. Procuraram os pais, na árvore do recreio, mas, não os encontraram.
Telefonaram para a proteção dos animais de Lisboa, informaram sobre a situação e esta  tomou conta da ocorrência. Disseram que iam mandar alguém buscá-la.
Entretanto colocamos a coruja num espaço protegido, com água, para ela não fugir.
Na hora do almoço (não demoraram muito) chegou o agente Júlio da GNR que a levou, com muito cuidado, para um local, onde a coruja ia ser tratada até poder voar sozinha. Quando estivesse bem voltaria a ser trazida e libertada aqui no seu lugar, no seu habitat natural, perto da sua família.
O Agente Júlio falou um pouco sobre as corujas: esta, é uma coruja do mato, chamada buraqueira, faz os seus ninhos no chão, come insetos, répteis e pequenos mamíferos.
Foi uma dia rico de emoções onde as áreas: Conhecimento do Mundo e desenvolvimento pessoal e social foram trabalhados.

Deixamos aqui o nosso registo do acontecimento.  
      

SEALIFE - visita de estudo 2014 / 2015


No dia 5 de junho de 2015, fizemos a nossa visita de estudo ao Sealife no Porto.
Contribuir para o despertar de novos interesses nas crianças na área do Conhecimento do Mundo; Valorizar e respeitar o ambiente; Reconhecer a necessidade de participar ativamente no seu cuidado e preservação; Desenvolver o interesse pelos animais aquáticos; Sensibilizar para a preservação das espécies de animais em vias de extinção e  Promover o convívio entre todos, foram os principais objetivos desta atividade.

À chegada.
Depois do lanche da manhã, seguimos alinhados
 para a visita do Sealife e observação dos animais aquáticos.









Observamos todos os animais aquáticos com muita atenção.
Assistimos à alimentação dos tubarões.

A tartaruga era enorme.


À saída felizes e satisfeitos.
Trouxemos um diploma de participação e uma recordação do Sealife.


Piquenique no parque da cidade.

O geladinho  da praxe não podia faltar!

Registo e avaliação da visita.

A partida e chegada da  visita foi à hora prevista. As crianças saíram alegremente à procura de novas descobertas.
Logo que chegaram ao Sealife,  lancharam e seguiram alinhados,  percorrendo todo o espaço e observando os vários animais aquáticos.  Tiveram oportunidade de assistir à demonstração da alimentação dos tubarões e ouvir com atenção as explicações do tratador. 
Seguimos  para o parque da cidade onde fizemos um piquenique convívio.
Foi um dia rico de alegria, boa disposição e convívio entre a toda a equipa educativa.
Esta visita contribuiu  para o despertar de novos interesses das crianças na área do conhecimento do Mundo.
Todos os objetivos delineados  foram  alcançados com sucesso.


CONSTRÓI COM A NATUREZA

Participamos com a Instituição -Confraria de S. Bento no concurso  que promoveu.
Fomos ao nosso lugar especial "o monte".Adoramos ir para esse espaço,para estarmos em contacto com a natureza e descobrirmos coisas maravilhosas sobre ela.Apanhamos elementos da natureza e com eles construímos esta composição para participar e articular com a Confraria de S. Bento.

"CONSTRÓI COM A NATUREZA"

DIA DA MÃE(Alguém muito especial)

No Acolhimento surge a questão:

Que prenda vamos dar à Mãe no seu dia?

Sugestões não faltaram: um avental, um bolo, uma escova para a roupa igual ao pai, entre muitas outras… O Guilherme sugeriu bolachas. Fomos a votação (as sugestões são postas a votação e a que tiver mais votos vence): Educação para a cidadania. A sugestão das bolachas reuniu o consenso geral. Todos quiseram fazer bolachas para a mãe.

E assim se iniciou o projeto “A pastelaria dos Eulalitos”.

Pesquisamos receitas na net, trouxemos livros de receitas de casa, pedimos receitas de bolachas à cozinheira e por fim selecionamos uma simples.
Dividimos o grande grupo em pequenos grupos.
Organizamos um espaço dentro da sala de atividades para o efeito. A mesa para os utensílios e ingredientes. A mesa para trabalhar a massa e modelar as bolachas e, por fim, a mesa do forno. Aprendemos que para trabalhar com as nossas mãos elas têm que estar bem limpas. Fazer sempre uma boa higiene das mãos.
A receita foi lida pela professora e os ingredientes iam sendo colocados na batedeira com a nossa ajuda.
Os nossos colegas estavam também a trabalhar no projeto. Era preciso fazer a embalagem, decorar, fazer o saco para as bolachas, assim como personalizar o exemplar da receita que iria dentro da embalagem com as bolachas.
As bolachas foram sendo modeladas e cozidas ao longo de duas semanas. Depois de frias eram colocadas em sacos de plástico para não ficarem moles.
Fizemos conjuntos, contamos, sequenciamos e selecionamos as bolachas para colocar na embalagem.
E com um poema nos lábios, no Domingo, oferecemos este lindo presente à melhor mãe do mundo: a minha mãe.









Foi um projeto divertido, que abordou transversalmente todas as áreas e que ainda não terminou. Continuamos ainda com a “Pastelaria dos Eulalitos” aberta. O presente para a mãe já foi entregue, mas todas as semanas vão rodando os grupos pela pastelaria confecionando bolachas, que vão sendo colocadas acessíveis a todos os pais, um dia por semana.




Aqui fica a nossa receita. Experimentem e provem.

Pastelaria dos Eulalitos